Um em cada cinco carros vendidos nas maiores cidades chinesas é elétrico

O mercado de veículos elétricos e híbridos está no seu auge na China: um em cada cinco novos carros vendidos nas seis maiores chinesas é movido a este tipo de energia alternativa, segundo informação da Associação de Automóveis de Passageiros da China.

Não obstante o forte crescimento dos elétricos na Europa, seja do lado da produção seja no consumo – no ano passado, já eram vendidos mais veículos plug-in no Velho Continente do que na China –, o mercado chinês continua a liderar o mercado dos veículos mais amigos do ambiente e a representar um forte ator para a transição verde.

Em Xangai, a quota de mercado de elétricos é ainda mais elevada, sendo de, aproximadamente, 31% os automóveis elétricos comercializados naquele que é o coração financeiro da China. De acordo com Cui Dongshu, secretário-geral da entidade responsável pelo comércio automóvel, em 2016 era de apenas 6%.

Em Pequim, Guangzhou, Shenzhen, Hangzhou e Tianjin, as taxas para esse mesmo tipo de veículos são de, respetivamente, 16%, 13%, 25%, 21% e 12%, todas elas superiores à de 8% registada a nível nacional.

O aumento da compra de veículos nas cidades desenvolvidas da costa oriental da China deve-se, em parte, às políticas do governo local decretadas para esse fim, além de o acesso às placas de matrícula ser igualmente facilitado.




Comentários
Loading...