UE vai receber mais 200 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech

A Pfizer e a BioNTech anunciaram esta quarta-feira que chegaram a um acordo para fornecer à União Europeia (UE) mais 200 milhões de doses da sua vacina contra a covid-19.

O anúncio foi feito através de um comunicado conjunto disponibilizado hoje na página da farmacêutica Pfizer. “O número total de doses a serem entregues aos Estados-membros da União Europeia até ao final de 2021 é agora de 500 milhões, com potencial para aumentar para 600 milhões com base na opção concedida no novo acordo”, lê-se.

Desta forma, a UE deverá receber, no total, 500 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech, entregues até ao final deste ano. A Comissão Europeia tem ainda a opção de comprar mais 100 milhões de doses, se pretender.

“Reconhecemos que mais pessoas devem ser vacinadas o mais rápido possível para ajudar a derrotar o vírus e controlar a pandemia. Estamos a trabalhar sem parar para apoiar as campanhas de vacinação na Europa e em todo o mundo ao aumentar a capacidade de fabrico”, afirma o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla, citado no comunicado.

Espera-se que os 200 milhões de doses adicionais sejam entregues em 2021, com uma estimativa de 75 milhões a serem fornecidas no segundo trimestre do ano (a partir de março).

“Com este novo acordo com a Comissão Europeia, esperamos agora entregar doses suficientes para vacinar pelo menos 250 milhões de europeus antes do final do ano”, lê-se ainda no comunicado divulgado esta quarta-feira.

A vacina Pfizer/BioNTech foi a primeira da três vacinas aprovadas até ao momento pela União Europeia. As outras duas são das empresas Moderna e AstraZeneca.

Bruxelas enfrenta atualmente fortes críticas devido à lentidão da campanha de vacinação no bloco europeu pela falta de coordenação no processo de aquisição de vacinas. Os atrasos nas entregas aumentaram a frustração dos Estados-membros.

Ler Mais