UE já entregou 28 mil milhões de euros em ajuda militar à Ucrânia, revela documento: há 21,2 mil milhões que vão chegar ainda este ano

A União Europeia forneceu, até ao momento, 28 mil milhões de euros em ajuda militar a Kiev, tendo já comprometido cerca de 21,2 mil milhões de euros adicionais para 2024, segundo revelou esta quarta-feira o jornal ‘POLITICO’, que divulgou um documento interno preparado pela Comissão Europeia e pelo órgão diplomático da União Europeia.

“Espera-se que este valor [28 mil milhões de euros] aumente no próximo período, à medida que as entregas concretas serão confirmadas”, indicou o documento: os números em questão refletem contribuições das capitais europeias e através de canais organizados centralmente por Bruxelas.

O documento sublinhou ainda que o valor de 21,2 mil milhões de euros para este ano é uma estimativa “preliminar” baseada em detalhes partilhados por um “número limitado” de países da União Europeia.

O ónus da ajuda a Kiev recai cada vez sobre a Europa, conforme o pacote de ajuda dos Estados Unidos a Kiev está bloqueado no Congresso. Num artigo de opinião publicado esta quarta-feira, os líderes de cinco países da UE – Alemanha, República Checa, Países Baixos, Estónia e Dinamarca – apelaram à Europa para que se comprometa com o apoio a longo prazo à Ucrânia.

No entanto, é cada vez mais provável que a União Europeia não será capaz de enviar o milhão de munições para a Ucrânia até março, conforme prometido. Segundo o documento, preparado para a reunião informal dos ministros da Defesa da UE em Bruxelas, é expectável que o bloco europeu consiga enviar 1,1 milhões de projéteis até ao final do ano – em 2023, os países da UE tinham entregado cerca de 330 mil munições.

A produção de munições na UE aumentou significativamente. “Com base no feedback da indústria de defesa europeia, a capacidade de produção europeia de 155 mm já aumentou mais de 40% desde o início da guerra”, salientou o documento, acrescentando que as empresas europeias serão capazes de produzir um milhão de munições por ano até à primavera e 1,4 milhão de projéteis por ano até o final do ano.

Ler Mais





Comentários
Loading...