UE deve multar fabricante da Oreo e Toblerone por bloquear vendas internacionais

A União Europeia deve multar a fabricante de Oreo Mondelez International por bloquear vendas internacionais, segundo avançou esta terça-feira a publicação ‘Financial Times’.

De acordo com o jornal, a multa pode atingir vários milhões de euros e chegar já em maio à gigante alimentar, proprietária de marcas como a Oreo, Cadbury e Toblerone. A Comissão Europeia vai também ordenar à Mondelez que pare de bloquear a venda dos seus produtos entre os Estados-membros devido “ao potencial dano aos consumidores num momento de inflação elevada”.

As autoridades europeias começaram a investigar a Mondelez International no início de 2021 devido a preocupações de que esta pudesse ter bloqueado as vendas transfronteiriças dos seus produtos na União Europeia, em violação das regras de concorrência.

A investigação examinou, em particular, as restrições aos idiomas utilizados nas embalagens, o que poderia prejudicar potencialmente a escolha dos países onde um comerciante pode vender, e se as restrições ao comércio paralelo aumentaram os preços ou limitaram a escolha para clientes em todo o continente.

Este ano, a Mondelez reservou 340 milhões de euros para uma potencial multa da UE que, segundo a empresa, poderia ser materialmente mais elevada. Os reguladores podem impor multas de até 10% do volume de negócios global de uma empresa se for provado que estas violaram a lei da concorrência da UE.

“Estamos a cooperar com a investigação e colaborando com a Comissão Europeia num esforço para chegar a uma resolução proporcional para este assunto. Não podemos comentar mais sobre um processo legal em andamento”, indicou a Mondelez.

Ler Mais