UE declara ‘guerra’ aos SUV: Cidades agravam custo do estacionamento e Parlamento Europeu vota limites ao tamanho dos carros

A Europa vive o problema dos carros cada vez maiores, e que ‘roubam’ cada vez mais espaço nas cidades, tanto que já em algumas, em França ou na Alemanha, os SUV (com dimensões mais ‘generosas’) já pagam mais de estacionamento do que outros veículos.

Para os que imaginavam um futuro com carros menos poluentes, mais eficientes e de menores dimensões, a realidade que se tem vindo a verificar é diferente: um estudo da ONG Transport & Environment (T&E), citado pelo Diário de Notícias, assinala que “a cada dois anos, os novos carros estão a crescer, em média, um centímetro”, com a tendência a manter-se, segundo a análise, em linha com o aumento das vendas de SUV – veículos com mais impactos no espaço que ocupam nas cidades, maior pegada carbónica e também maior fatalidade em caso de acidente.

Por esses e outros motivos, já em Lyon, em França, ou em Tübingen, na Alemanha, os SUV já pagam mais para estacionar: na primeira cidade são mais 15 euros por ano (mais 30 euros face ao que custa para um veículo elétrico), e no segundo caso é um aumento de 50% em parques residenciais, sendo que a associação de municípios alemã quer ver o custo agravado com base no tamanho.

Também Paris vai referendar um aumento do preço do estacionamento para os SUV para o triplo, sendo que rondará os 18 euros por hora no centro da cidade, e 12 euros noutras áreas.

Ou seja, prevê-se que a medida tenha tendência a ‘alastrar-se’ a outras cidades europeias em breve.

No entanto, a Câmara Municipal de Lisboa garante, ao mesmo jornal, que “não está neste momento a ponderar qualquer alteração nesta matéria”.

A ‘guerra’ contra os SUV já motivou, recorde-se, movimentos como os Tyre Extinguishers, que esvaziam pneus em protesto, mas cada vez mais são também realçados os problemas em termos de urbanismo e organização das cidades.

Assim, e como a legislação comunitária da UE vai ser revista, tudo indica, nos próximos meses, o Parlamento Europeu deverá votar, já na segunda semana de fevereiro, uma emenda à diretiva que estabelece o peso e dimensão de veículos.

Dependerá depois da Comissão Europeia fixar as regras sobre as dimensões dos carros.

“Cerca de metade dos novos carros vendidos já são demasiado volumosos para os espaços mínimos reservados ao estacionamento urbano em muitas cidades, como Londres, Paris ou Roma”, assinala o estudo. A média de tamanho dos carros novos passou de 177,8cm, em 2018, para 180,3cm, em julho de 2023 – um ‘salto’ de dois centímetros em poucos anos.

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