UE aprova financiamento de 54 milhões de euros para reforçar rede de carregamento de carros elétricos em Portugal

A Comissão Europeia deu luz verde ao um pacote de financiamento de 292,5 milhões de euros em subsídios para 24 projetos que têm como objetivo desenvolver as energias alternativas, incluindo dois em Portugal relacionados com a mobilidade elétrica.

O financiamento deriva do programa ‘Connecting Europe Facility’, um mecanismo que de acordo com a própria Comissão Europeia, “é um instrumento de financiamento fundamental da UE” que “apoia o desenvolvimento de redes transeuropeias interconectadas de alto desempenho, sustentabilidade e eficiência”, especialmente no campo dos transportes, da energia e dos serviços digitais.

Segundo relata o ‘Expresso’, um dos projetos em Portugal foi apresentando pela empresa italiana Atlante, com um apoio de 3,66 milhões de euros. O objetivo é criar 116 pontos de carregamento de veículos elétricos em espaços públicos, sendo que 84 terão uma potência de 150 megawatts e serão dedicados a ligeiros e 34 terão potência de 350 megawatts e serão usados por camiões e autocarros.

O outro projeto, financiado em 50,4 milhões de euros por Bruxelas, é da italiana BeCharge. Apesar de se saber que a proposta aprovada faz parte de um plano para criar uma rede de carregamento de carros elétricos que cubra oito países da UE – Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Áustria, Eslovénia e Grécia – não se conhece quantos postos de carregamento estão planeados para Portugal.






Comentários
Loading...