UE apela a reunião mundial para controlar desenvolvimento “mais rápido do que o esperado” da Inteligência Artificial

Os legisladores da União Europeia (UE) pediram aos líderes mundiais, esta segunda-feira, que organizem uma reunião para encontrar formas de controlar o desenvolvimento de sistemas avançados de inteligência artificial (IA), como o ChatGPT, uma vez que esta tecnologia se está a desenvolver mais rápido do que o esperado.

Os 12 eurodeputados responsáveis pela legislação da UE sobre tecnologia, pediram ao presidente dos EUA, Joe Biden, e à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que convoquem o encontro, avança a agência Reuters.

A declaração chega semanas depois de o proprietário do Twitter, Elon Musk, e mais de 1.000 figuras da tecnologia exigirem uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas mais poderosos do que a mais recente versão do ChatGPT da OpenAI, apoiada pela Microsoft (MSFT.O), que pode imitar humanos e criar textos e imagens com base em prompts.

Essa carta aberta, publicada em março pelo Future of Life Institute (FLI), alertava que a IA poderia espalhar desinformação a um ritmo sem precedentes e que as máquinas poderiam “superar em número, ser mais espertas, obsoletas e substituir” os humanos, se não fossem controladas.

Os membros do Parlamento Europeu discordaram de algumas das “declarações mais alarmistas” da mensagem da FLI. “No entanto, estamos de acordo com a mensagem central da carta: com a rápida evolução da IA, vemos necessidade de uma ação política significativa”, acrescentaram.

A Comissão Europeia propôs um conjunto de regras para criar uma Lei de IA há quase dois anos, segundo a qual as suas ferramentas devem ser classificadas de acordo com o nível de risco, desde baixo a inaceitável.

Uma comissão parlamentar está a debater um projeto de lei de 108 páginas e espera chegar a uma posição comum até 26 de abril, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto, citadas pela Reuters.

Ler Mais