UE acusa Amazon de não respeitar regras da concorrência

A forma como a Amazon utiliza os dados dos vendedores da sua plataforma de comércio electrónico está a ser alvo de investigação por parte da União Europeia. A Comissão Europeia anuncia que abriu um inquérito formal à gigante norte-americana por potenciais incumprimentos das regras da concorrência da comunidade.

«Os consumidores europeus estão a comprar cada vez mais online. O e-Commerce incrementou a competição no retalhou e trouxe mais escolha e melhores preços. Precisamos de assegurar que grandes plataformas online não eliminam esses benefícios através de comportamentos anti-competitivos», afirma Margrethe Vestager, commissária europeia dedicada às políticas de concorrência.

A investigação irá avaliar o duplo papel da Amazon: por um lado, enquanto retalhista que vende produtos no seu website; por outro, enquanto fornecedor de um marketplace onde vendedores independentes podem interagir de forma directa com os consumidores.

Numa análise prévia, a Comissão Europeia determinou que a Amazon parece utilizar informação sensível sobre os comerciantes, nomeadamente sobre os seus produtos e transacções. A investigação irá abranger os acordos firmados entre a Amazon e os vendedores e, ainda, o papel dos dados recolhidos na selecção dos vencedores da iniciativa “Buy Box”.






Comentários
Loading...