Ucrânia: Zelensky convoca Conselho de Segurança urgente para o mesmo dia em que Putin anuncia anexação de territórios

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, convocou uma reunião urgente do Conselho de Segurança Nacional da Ucrânia para esta sexta-feira, no mesmo dia em que se espera que o homólogo russo, Vladimir Putin, anuncie formalmente a anexação das regiões de Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Luhansk.

Recorde-se que nesses quatro territórios foram realizados referendos, entre 23 e 27 deste mês, sobre a sua integração na Rússia, sendo que as autoridades militares instaladas por Moscovo nessas áreas já proclamaram a vitória do ‘sim’ – embora as informações que circulam na imprensa internacional apontem que ainda não foram contados todos os votos – e já terão feito chegar ao Kremlin pedidos formais de anexação.

A convocação do Conselho de Segurança ucraniano foi comunicada pelo assessor de Imprensa de Zelensky, Sergii Nykyforov, que, através de publicação no Facebook, indica que os detalhes sobre a reunião serão divulgados mais tarde.

A reunião de urgência é conhecida horas depois de o Chefe de Estado ter instado a comunidade internacional a tomar uma posição “poderosa” contra a Rússia devido aos referendos, que a maioria dos países da ONU consideram ser ilegais e que, por isso, não serão reconhecidos.

Depois dos rumores que indicavam que Putin falaria ao parlamento russo esta sexta-feira sobre a anexação das quatro regiões ucranianas, hoje o Kremlin veio confirmar que o presidente russo assinará amanhã os tratados que formalizam a ‘ingestão’ desses territórios, que estão sob controlo das forças russas que combatem na Ucrânia, pela Rússia.

Ler Mais