“Ucrânia vai transformar-se num segundo Vietname” para os EUA, garante chefe de espionagem do Kremlin

O chefe de espionagem do Kremlin, Sergei Naryshkin, alertou esta quinta-feira os Estados Unidos de que a Ucrânia se transformará no seu “segundo Vietname”. Numa altura em que Joe Biden procura resolver as divergências com o Congresso sobre o financiamento de Kiev, o responsável russo garantiu que “a Ucrânia vai transformar-se num ‘buraco negro’, absorvendo cada vez mais recursos e pessoas”.

Num artigo publicado no jornal da sua agência, o ‘Intelligence Operative’, Naryshkin sublinhou que “em última análise, os Estados Unidos correm o risco de criar uma ‘segundo Vietname’ para si próprias e cada nova administração americana terá de lidar com isso”.

Recorde-se que o presidente americano instou, esta quarta-feira, o Congresso a garantir maior apoio financeiro à Ucrânia. “Não podemos deixar Putin vencer”, referiu. Joe Biden está a tentar aprovar um pedido de financiamento de emergência de 61,4 mil milhões de dólares para Kiev, mas a oposição republicana na Câmara dos Representantes tem impedido o pacote de apoio.

Os EUA estiveram envolvidos na Guerra do Vietname – travada entre o Vietname do Sul e os EUA, por um lado, e o Vietname do Norte comunista apoiado pela União Soviética e pela China, por outro – durante quase duas décadas. O conflito ceifou mais de um milhão de vidas, incluindo dezenas de milhares de americanos, e terminou com uma vitória abrangente das forças norte-vietnamitas.