Ucrânia vai reunir até 100 países na primeira Cimeira da Paz na Suíça, garante Zelensky

A Suíça e a Ucrânia mantêm conversações sobre os preparativos para a primeira Cimeira da Paz na Suíça, segundo revelou esta segunda-feira o site oficial do presidente da Ucrânia.

“Esperamos que participem entre 80 e 100 países. Acreditamos que esta será a cimeira mais poderosa. Uma cimeira de paz. Sim, é inaugural. Mas é uma cimeira de grande significado, que reunirá os nossos parceiros e onde construiremos um roteiro para novos passos no sentido de acabar com a guerra”, destacou Volodymyr Zelensky, durante uma entrevista à ‘Unified News’.

Zelensky enfatizou que a lista de países participantes da cimeira ainda não foi criada, lembrando que as conversações com o presidente suíço visam estabelecer uma data para se poder enviar convites aos líderes mundiais. O presidente ucraniano reiterou que só através de esforços conjuntos o mundo poderá parar a agressão da Rússia.

De acordo com a ‘Bloomberg’, a cimeira poderá ocorrer entre 16 a 17 de junho, e Lucerna poderá ser a cidade anfitriã.

“Além das perspetivas da Ucrânia, da Rússia e da Europa, é também importante ouvir o Sul Global, que desempenhará um papel fundamental na eventual inclusão da Rússia no processo. É por isso que estamos em contacto estreito com a China, a Índia, o Brasil, a África do Sul e a Arábia Saudita”, destacou o Ministério dos Negócios Estrangeiros suíço.

Embora a Ucrânia e os aliados da Ucrânia desejem ver a China à mesa, o envolvimento com a Rússia na cimeira inaugural foi rejeitado pelas autoridades ucranianas.

Ler Mais



Comentários
Loading...