Ucrânia: Tropas de Putin “serão simplesmente exterminadas”, avisa conselheiro de Zelensky

Mykhailo Podolyak, conselheiro do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, afirma que, para a estratégia de Kiev, as anexações “não importam”, garantindo que não abalam a determinação da Ucrânia em resistir às forças russas e em libertar os territórios ocupados.

Em declarações ao ‘Politico’, antes de Vladimir Putin anunciar, esta sexta-feira, a anexação formal à Rússia das regiões de Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Luhansk, o conselheiro ucraniano considera que a mobilização decretada pelo Kremlin para reforçar as forças russas na Ucrânia “mostra que a Rússia já não tem um exército profissional”, que “está a ser substituído por pessoas sem qualquer treino”, que “serão simplesmente exterminadas”.

“Pode parecer paradoxal, mas de facto esta mobilização joga a nosso favor”, diz Podolyak, explicando que “isto mostra ao povo da Rússia que o país está realmente em guerra, que não está a ter grande sucesso nesta guerra, que serão os próprios russos a pagar o preço”.

Aponta que a Putin só resta mais uma carta para jogar na guerra: as armas nucleares, e afirma que isso seria “absurdo”. Podolyak diz que os Estados Unidos devem fazer com que a Rússia tenha noção, sem margem para dúvidas, das consequências que que sofrerá caso decida usar armas nucleares, e aponta que, se tal vier a suceder, devem estar preparadas fortes medidas de retaliação que destruam a infraestrutura de defesa da Rússia.