Ucrânia: Rússia anuncia controlo total de Avdiivka, a maior conquista russa desde a captura de Bakhmut

A Rússia afirmou, esta segunda-feira, ter assumido o controlo total da cidade de Avdiivka, no leste da Ucrânia, o seu maior ganho desde a captura de Bakhmut em maio último, após uma retirada das tropas ucranianas.

As tropas russas lançaram vários ataques mais a oeste de Avdiivka, numa tentativa de obter mais ganhos no campo de batalha, avançou um porta-voz do exército ucraniano. As forças ucranianas retiraram-se da cidade na região industrial de Donbass para evitar o cerco.

A retirada do exército ucraniano da cidade Avdiivka foi uma “decisão justa” para “salvar o maior número de vidas possível”, numa altura em que os soldados lutam para resistir ao ataque das tropas russas, defendeu o presidente ucraniano.

“Foi uma decisão profissional para salvar o maior número de vidas possível (…) foi uma decisão justa”, sublinhou Volodymyr Zelensky na Conferência de Segurança de Munique, no sul da Alemanha.

Durante o seu discurso, Zelensky afirmou que as ações das tropas do seu país na linha da frente são limitadas apenas pela falta de munições e mísseis de longo alcance do Ocidente, permitindo à Rússia adaptar-se à situação no campo de batalha.

“As nossas ações são limitadas apenas pela eficácia e pelo alcance das nossas forças. Avdiivka é o teste”, afirmou, após as tropas de Kiev se retirarem da cidade, na noite da passada sexta-feira.

“A Ucrânia demonstrou que pode forçar a Rússia a retirar-se e que é capaz de restabelecer as regras. Podemos recuperar o nosso território e (o presidente russo Vladimir) Putin pode perder, o que já aconteceu mais do que uma vez no campo de batalha”, reforçou.

Ler Mais





Comentários
Loading...