Ucrânia: Regiões rebeldes pedem reconhecimento de independência a Putin

Os dois líderes separatistas de Donetsk e Lugansk pediram ao presidente russo, Vladimir Putin, para reconhecer as suas “repúblicas populares” como independentes. Os seus apelos foram exibidos na televisão estatal russa, a Rossiya 24.

Há relatos de que Denis Pushilin, chefe da autoproclamada república de Donetsk, e Leonid Pasechnik, líder da autoproclamada república de Lugansk, estão em Moscovo.

“Em nome de todos os povos da república popular de Donestk, pedimos-lhe que reconheça a república popular de Donetsk como um Estado independente, democrático, social e legal”, afirmou Pushilin.

O responsável argumentou o pedido de reconhecimento com a necessidade de adquirir o estatuto de sujeito internacional para “poder contrariar totalmente a agressão militar das autoridades ucranianas e evitar vítimas entre a população civil e a destruição de infraestruturas”.

“Caro Vladimir Vladimirovich (nome do meio de Putin), a fim de evitar a morte em massa dos habitantes da república, peço-lhe para reconhecer a soberania e independência da república popular de Lugansk”, disse por sua vez Pasechnik.

Face a estes pedidos de independência, Putin disse ao seu conselho de segurança que era necessário tê-los em consideração. “O nosso objetivo, o objetivo do encontro de hoje é ouvir os nossos colegas e decidir os nossos próximos passos nesta região”, afirmou o presidente da Rússia.

Caso concorde com esta pretensão dos líderes separatistas, Moscovo poderá decidir enviar de forma aberta forças militares para Donetsk e Lugansk sob o argumento de que está a intervir para protegê-las de potenciais agressões por parte da Ucrânia.

Ler Mais