Ucrânia: Mulher de Zelensky recusa convite dos EUA para assistir a discurso do Estado da União

A primeira-dama ucraniana Olena Zelenska recusou o convite dos EUA para assistir ao tradicional discurso do Estado da União, esta quinta-feira.

Segundo avança o Washington Post, a mulher de Volodymyr Zelensky justificou a recusa do convite com o facto de a Ucrânia estar a viver uma situação difícil e delicada, com a invasão russa que tenta repelir há mais de dois anos.

A ideia da Casa Branca seria sentar Jill Biden, mulher do Presidente norte-americano Joe Biden, ao lado de Olena Zelenska e de Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, que morreu no mês passado na colónia penal russa onde estava a cumprir pena de 19 anos de prisão.

No entanto, a eventual presença de Navalnaya terá causado algum desconforto, denunciam fontes próximas do Governo de Kiev.

Navalny é visto na Rússia como uma figura-chave na luta contra a corrupção e que deu a vida pela oposição a Putin, mas a Ucrânia não esquece as polémicas declarações do advogado e ativista, que disse que a Crimeia, anexada por Putin em 2014, pertencia de facto a Moscovo.






Comentários
Loading...