Ucrânia já recebeu quase 18 milhões de euros em donativos para reconstrução do hospital pediátrico de Kiev atacado pela Rússia

As autoridades de Kiev anunciaram esta sexta-feira já terem recebido cerca de 17,9 milhões de euros em donativos para restaurar o hospital infantil Okmatdit, na capital da Ucrânia, danificado durante o grande ataque russo da passada segunda-feira, que deixou mais de 40 mortos e 200 feridos em diversas cidades.

O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Liashko, que indicou que todo o dinheiro será utilizado para remediar as consequências deste “ato terrorista”, o que significa projetar e construir novas instalações e adquirir novos medicamentos médicos.

Cabo ao Governo e ao Estado, salienta, financiar a verba restante caso não sejam suficientes os donativos, uma vez que ainda são necessárias entre 8 e 9 milhões de euros para material médico.

De acordo com a agência de notícias ‘Ukrinform’, o responsável ucraniano salientou que há “um grande número de pedidos” de empresas fabricantes e patrocinadores dispostos a oferecer este equipamento médico.

Liashko explica também que será conhecida a empresa responsável pela reconstrução do hospital esta semana – considerado por Volodyzyr Zelensky “a mais importante” da Ucrânia no tratamento de crianças -, altura em que se conhecerá “claramente o custo” dessas obras e respetiva duração.

Pelo menos 44 pessoas morreram e outras 196 ficaram feridas na sequência dos massivos bombardeamentos desta segunda-feira na capital ucraniana, onde se registou o maior número de vítimas, mas também Dnipro, Krivoy Rog e outras cidades das províncias de Kiev e Donetsk.

A Rússia negou que os seus ataques tenham sido dirigidos contra infraestruturas civis, culpando as defesas antiaéreas ucranianas pelos danos causados no hospital.

Ler Mais



Comentários
Loading...