Ucrânia: Irão enviou centenas de mísseis balísticos para a Rússia, revelam várias fontes militares

O Irão forneceu centenas de mísseis balísticos à Rússia, segundo indicaram seis fontes militares à Reuters. As armas, que já chegaram a território russo serão um sinal do aprofundamento da cooperação militar entre os dois países, sob sanções dos EUA.

Em causa está o fornecimento de 400 mísseis balísticos, muitos da família de armas de curto alcance Fateh-110, como o Zolfaghar.

Este míssil, em particular, é capaz de atingir alvos a uma distância entre 300 a 700 km. Os carregamentos terão começado a chegar à Rússia no início de janeiro, após se ter firmado acordo em reuniões, no final do ano passado, entre oficiais militares e de segurança dos dois países, que ocorreram em Teerão e Moscovo.

Um oficial militar iraniano adianta que foram feitas pelo menos quatro entregas, e que mais estão previstas nas próximas semanas, pelo que o número de mísseis fornecidos deverá aumentar.

Outra fonte confirma que novas entregas chegarão à Rússia nas próximas semanas, explicando que as anteriores forram enviadas de barco pelo Mar Cáspio, e por avião

“Não há razão para escondermos isto. Estamos autorizados a exportar armas para qualquer país que quisermos”, termina um responsável.

Fonte de Washington adianta que o Executivo tinha visto provas de negociações a avançarem ativamente, no âmbito de acordos de fornecimento de mísseis, mas que não haveria indicação de que já teria ocorrido entregas à Rússia.

Ler Mais