Ucrânia: General britânico avisa que “exército de cidadãos” tem de ser preparado para grande guerra contra a Rússia

O general Patrick Sanders, chefe do exército britânico, avisou esta quinta-feira que os cidadãos do Reino Unido tem de estar preparados para a realidade de uma III Guerra Mundial, e que mesmo eles poderão ser mobilizados para um potencial conflito contra a Rússia.

Em Londres, o responsável falou sobre a invasão russa da Ucrânia, considerando que pode ser um indicados do que está para vir e para a importância de não esquecer os grandes conflitos do século XX.

“Os nossos antecessores não conseguiram perceber as implicações da chamada Crise de julho de 1914 e tropeçaram na mais terrível das guerras. Não nos podemos dar ao luxo de cometer o mesmo erro”, declarou.

Para isso, o responsável considera que o exército britânico deve ser duplicado em tamanho, tendo de se inverter a crise de recrutamento a longo prazo. Para além desta mobilização ‘tradicional’, o general Sanders diz que os cidadãos britânicos devem estar preparados para serem chamados para a frente de combate, não através de um recrutamento obrigatório, mas sim um movimento de “mobilização cívica”, apontando que só um “exército de cidadãos” poderá combater a ameaça representada pela Rússia.

Já em resposta, o primeiro-ministro Rishi Sunak assegurou que não há planos para introduzir o serviço militar obrigatório, acrescentando que “o exército britânico tem uma tradição orgulhosa de ser uma força voluntária” e que o envolvimento “em guerras hipotéticas, não ajuda”.






Comentários
Loading...