Ucrânia espera negociações sobre adesão à UE “o mais tardar até 12 de março”

A Ucrânia está confiante de que a Comissão Europeia irá apresentar um quadro de negociações tendo em vista a adesão de Kiev à UE “o mais tardar até 12 de março”. A confirmação foi dada pela vice-primeira-ministra ucraniana para a Integração Europeia e Euro-Atlântica, Olga Stefanishyna.

O país solicitou a adesão ao bloco europeu em 2022, com os líderes da UE a concordarem em abrir negociações durante a cimeira do Conselho Europeu, no final do ano passado.

“O mais tardar até 12 de março, esperamos que a Comissão Europeia apresente um quadro de negociação e avalie o progresso das reformas para que os países da UE possam tomar uma decisão em 19 de março”, indicou Stefanishyna esta segunda-feira, indicando que se espera “que não haja atrasos”.

Recorde-se que Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, indicou prazos diferentes para a preparação deste quadro negocial: a 21 de fevereiro indicou que não estaria pronto antes das eleições europeias, em junho, e dias depois indicou “meados de março”, como o cronograma agora indicado pela Ucrânia.