Ucrânia: Embaixada dos EUA em Kiev alerta que homens com dupla nacionalidade já não podem abandonar o País

A embaixada dos Estados Unidos em Kiev emitiu esta terça-feira um comunicado alertando que os homens entre os 18 e os 60 anos, com dupla nacionalidade e residência no estrangeiro, já não podem abandonar a Ucrânia. Esta medida entrou em vigor a partir de 1 de junho.

De acordo com a embaixada, a legislação ucraniana não reconhece a dupla cidadania. “Por conseguinte, os cidadãos ucraniano-americanos com dupla nacionalidade são tratados apenas como cidadãos ucranianos enquanto se encontram na Ucrânia e estão sujeitos aos direitos e obrigações dos cidadãos ucranianos”, lê-se na nota oficial.

Sob a lei marcial atualmente em vigor na Ucrânia, todos os homens entre os 18 e os 60 anos não estão autorizados a deixar o país. Esta regra foi agora alargada aos cidadãos com dupla nacionalidade que anteriormente podiam sair da Ucrânia, desde que tivessem cancelado o registo da sua residência no país e se registassem como residentes nos Estados Unidos.

“Anteriormente, os cidadãos ucraniano-americanos deste grupo podiam entrar e depois sair da Ucrânia se tivessem cancelado o registo da sua residência na Ucrânia e registado a sua residência nos EUA. De acordo com as nossas informações, esta exceção foi revogada a partir de 1 de junho”, acrescenta o comunicado.

Esta nova restrição tem implicações significativas para os cidadãos com dupla nacionalidade, especialmente para aqueles que tinham planeado viagens ou mudanças de residência. A embaixada dos EUA em Kiev está a acompanhar a situação e aconselha os cidadãos afetados a procurar mais informações e assistência.