Ucrânia: Dinamarca anuncia acordo de segurança de 10 anos com Kiev

A Dinamarca anunciou esta quinta-feira ter chegado a um acordo de segurança de 10 anos com Kiev, na sequência de acordos semelhantes assinados recentemente por Berlim, Londres e Paris.

“O acordo significa que o futuro apoio militar e civil será estabelecido num quadro para os próximos 10 anos num acordo político bilateral”, e será financiado pelo Fundo Ucrânia da Dinamarca, atualmente avaliado em 10 mil milhões de dólares, referiu, em comunicado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros dinamarquês.

Um dos mais leais aliados da Ucrânia, Copenhaga anunciou, no passado sábado, que iria transferir toda a sua artilharia e munições para a Ucrânia: a revelação foi feita pela primeira-ministra do país, Mette Frederiksen, durante o almoço ucraniano em Munique.

“Não importa o que os EUA inventem. Nós, europeus, temos de nos defender. Esta é uma guerra no continente europeu”, salientou a responsável dinamarquesa.

“Para fazer isso, temos de dar à Ucrânia o que ela precisa agora. Penso que é muito importante, claro. Claro, para falar sobre o longo prazo… A Ucrânia está a pedir-nos munição e artilharia agora. Nós, Dinamarca, decidimos doar toda a nossa artilharia para a Ucrânia. Lamento, mas a questão não é apenas sobre produção. A Europa ainda tem equipamento militar. Tem de ser transferido para a Ucrânia”, reforçou.

Se a Rússia não quer a paz, os países europeus “devem defender-se”, referiu Frederiksen, que garantiu que independentemente do que aconteça nos Estados Unidos, a Europa deve assumir a responsabilidade pela Europa.

Ler Mais