Ucrânia: depois do ‘Z’, exército russo utiliza novo símbolo no seu equipamento militar. O que significa?

A Rússia adota um novo símbolo tático nos seus veículos blindados e tanques envolvidos na ofensiva em curso perto de Kharkiv, na Ucrânia, indica esta terça-feira a revista ‘Newsweek’, citando o monitor de inteligência de código aberto ‘OSINT Defender’.

O símbolo inédito consiste em um quadrado central com duas cruzes diagonais sobrepostas, que começou a aparecer nos equipamentos russos nos últimos dias.

De acordo com o ‘OSINT Defender’, o novo símbolo pode estar relacionado com a renovada ofensiva fronteiriça da Rússia no nordeste da Ucrânia – grupos de assalto blindados russos estão a tentar violar as defesas ucranianas, especialmente em torno de Vovchansk, onde as forças russas foram vistas a entrar na cidade.

Em zonas de conflito, símbolos como estes servem principalmente como medidas de identificação de amigo ou inimigo, uma forma de prevenir fogo amigo. A marcação mais proeminente foi o ‘Z’ que apareceu em muitos veículos blindados russos logo após a invasão em 2022 e se tornou uma espécie de símbolo para os russos mostrarem apoio ao esforço de guerra.

“As marcações são cruciais em combate para distinguir entre veículos amigos e inimigos, especialmente em conflitos como o da Ucrânia, onde ambos os lados podem usar equipamento semelhante”, refere Michael Pursell, tenente-coronel reformado da Marinha dos Estados Unidos e agora professor da Universidade George Washington.

Os militares russos introduziram símbolos distritais nos seus veículos blindados pouco antes da invasão de 2022: segundo o ‘Russo-Ukrainian Warspotting’, um site de banco de dados do conflito administrado por voluntários, cada distrito militar russo, juntamente com a milícia alinhada à Rússia no Donbass, recebeu sinais distintos. O site rastreou mais de 10 símbolos diferentes utilizados pelo exército russo, incluindo o ‘Z’ branco.

“Podem ser feitas adaptações nas marcações para melhorar a clareza e a eficácia, incluindo considerações sobre a visibilidade dos drones. Mas, neste caso, parece que a implementação nunca foi particularmente meticulosa”, indica Pursell.

As forças russas lançaram um novo ataque a Kharkiv, denunciou a Ucrânia, acrescentando que os militares ucranianos estavam a tentar enviar recursos adicionais para a fronteira nordeste: Moscovo obteve “ganhos taticamente significativos” em áreas da região nordeste, onde a Ucrânia tem menos defesas.

Kharkiv – que tem estado sob persistente bombardeamento russo há semanas – é a segunda maior cidade da Ucrânia. Capturá-lo seria um avanço significativo para a Rússia, embora ainda não esteja claro se Moscovo pretende lançar um ataque em grande escala à região.

Ler Mais