Ucrânia: Chanceler alemão recebido por Biden em Washington para enviar “sinal muito claro” a Putin
O Presidente norte-americano Joe Biden recebe hoje o chanceler alemão Olaf Scholz, num encontro em que os dois discutirão a manutenção do apoio financeiro e militar à Ucrânia, mas também o tema da guerra na Faixa de Gaza, para além de prepararem a cimeira da NATO prevista para julho, em Washington, onde os dois se encontram esta sexta-feira.
Na partida para o encontro, Scholz assinalou que ele e Biden pretendem “enviar um sinal muito claro a Putin”, de que o ocidente não vai desistir de continua a apoiar Kiev.
A visita ocorre depois de a ajuda à Ucrânia, no âmbito da invasão da Rússia, ter sido deixada em suspenso no Senado, enquanto os republicanos bloquearam um pacote fronteiriço bipartidário que estava vinculado ao financiamento, e depois lutaram para se unir em torno de um plano para salvar a ajuda para Kiev.
Segundo o chanceler alemão, a questão fundamente neste momento é “como a Europa, mas também os Estados Unidos, podem perpetuar o apoio à Ucrânia”
“O que foi prometido até agora na Europa e o que foi prometido pelas decisões do Congresso americano ainda não é suficiente. Portanto, devemos encontrar uma maneira de todos nós juntos fazermos mais”, apontou Scholz antes do encontro com Biden.