Ucrânia ataca Belgorod com mísseis: Autoridades russas pedem à população que “vá para caves e abrigos” e já 11 mil pessoas foram retiradas

A Ucrânia está a intensificar a sua ofensiva na Rússia, forçando os residentes da região de Belgorod, na Rússia, a procurar abrigo enquanto as forças ucranianas avançam para o interior do território russo. Este desenvolvimento marca uma escalada significativa no conflito, com a Ucrânia a realizar a sua maior incursão em território russo desde o início da guerra.

De acordo com o governador da região de Belgorod, Vyacheslav Gladkov, a região está sob alerta de mísseis. Num comunicado divulgado no Telegram, Gladkov alertou a população: “Todo o território da região de Belgorod está em PERIGO DE MÍSSEIS. Vão para a cave ou abrigo. Permaneçam lá até receberem o sinal de ‘perigo de mísseis cessado'”. Este aviso segue-se a um ataque ucraniano que forçou a evacuação parcial de uma segunda área na manhã de 12 de agosto, com cidadãos do distrito de Krasnaya Yaruga a serem deslocados para “locais mais seguros” devido à ameaça de “atividade inimiga na fronteira”, conforme anunciou o governador Gladkov.

A ofensiva ucraniana, que teve início na semana passada, representa a primeira invasão estrangeira em solo russo desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O foco inicial do ataque foi na região de Kursk, obrigando à evacuação de cerca de 76.000 pessoas. Nos dias seguintes, as forças ucranianas conseguiram capturar soldados russos em território próprio e tomar várias localidades.

Até agora, a Rússia sofreu incursões esporádicas ao longo da sua fronteira com a Ucrânia, geralmente realizadas por grupos de sabotagem que apoiam Kyiv. No entanto, esta operação massiva representa o maior ataque coordenado por forças convencionais em território russo desde o início do conflito.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky confirmou o ataque pela primeira vez no fim de semana, afirmando que a operação envolveu cerca de 2.000 pessoas. De acordo com o governador Gladkov, o distrito de Shebekino, na região de Belgorod, foi atacado, resultando em danos a três edifícios de apartamentos e à cerca de uma casa privada. O equipamento em um campo desportivo nas proximidades também foi danificado. A pequena localidade de Novaya Tavolzhanka também foi atingido, causando danos em janelas, telhados e cercas. Até o momento, não foram reportadas vítimas fatais, embora na semana passada um homem tenha sido morto e outro ferido por bombardeamentos ucranianos em Shebekino.

Em resposta ao aumento das atividades ucranianas, cerca de 11.000 pessoas foram evacuadas do distrito de Krasnoyaruzhsky, na região de Belgorod. O chefe da administração distrital, Andrey Miskov, informou na rede social russa VK que os residentes foram transportados em ônibus para acomodações temporárias, enquanto cerca de 500 residentes permanecem na área. O governador Gladkov já havia mencionado anteriormente que a evacuação em Krasnoyaruzhsky foi iniciada devido à “atividade inimiga na fronteira”.

Ler Mais



Comentários
Loading...