Ucrânia acusa Rússia de receber mercadorias sancionadas pela UE através de ‘falso plano de trânsito’

As autoridades de Kiev alertaram, esta segunda-feira, que a Rússia estaria a fugir às sanções da União Europeia através de um “falso plano de trânsito” de mercadorias através da Ásia central e da região do Cáucaso. Segundo o chefe do Gabinete da Presidência ucraniana, Andrii Yermak, o Kremlin, através deste esquema, consegue receber bens sancionadas pelos países da UE.

“Empresas intermediárias são usadas para obter componentes eletrónicos ocidentais de dupla finalidade”, salientou, na rede social ‘Telegram’, acrescentando que as autoridades russas teriam criado empresas fictícias para formar uma ‘frota sombra’ de navios cargueiros de gás natural liquefeito (GNL).

“Há componentes ocidentais presentes nas armas russas”, acusou Yermak, que denunciou que, ao mesmo tempo, a “aliança Rússia-Irão-Coreia do Norte já de tornou militar e goza abertamente com as democracias”.

“Resta cada vez menos tempo para fortalecer a posição das democracias no mundo e devemos agir agora”, salientou o responsável do gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.






Comentários
Loading...