Uber vai lançar planos de pensões para motoristas no Reino Unido
A Uber Technologies anunciou esta sexta-feira que pretende implementar um plano de pensões próprio para todos os motoristas qualificados no Reino Unido, uma novidade dada a conhecer alguns meses depois de a empresa ter assegurado os direitos dos trabalhadores aos motoristas do grupo no país, segundo a ‘Reuters’.
A empresa norte-americana avançou que deverá contribuir com 3% dos ganhos de um motorista para um plano de pensões, enquanto estes podem optar por contribuir com um mínimo de 5% dos seus ganhos.
O sindicato GMB do Reino Unido, que representa os motoristas do Uber no país, tem o direito de negociar em nome dos trabalhadores.
A Uber e o GMB também pediram a outras empresas como Ola, Bolt e Addison Lee para providenciarem benefícios semelhantes aos seus motoristas.
O Regulador de Pensões britânico comentou as medidas, que considera “positivas”, tendo solicitado aos empregadores que inscrevam os seus funcionários qualificados nos planos de pensão.
De acordo com a empresa, os motoristas da Uber serão inscritos automaticamente num plano de reforma da pela NOW: Pensions e administrado pela Adecco.
Recorde-se que, em março, a Uber assegurou o estatuto de trabalhador para 70.000 motoristas no Reino Unido na sequência de uma decisão do Supremo Tribunal.