Turistas norte-americanos já gastam mais do que os espanhóis em Portugal

Os turistas norte-americanos estão em alta em Portugal. Nos primeiros quatro meses deste ano, gastaram 692,2 milhões de euros, um aumento de 18,2% face a 2023, ultrapassando os espanhóis e assumindo-se como o quarto mercado mais valioso em termos de receitas turísticas.

Essa tendência confirma-se pelos dados do INE: entre janeiro e maio, Portugal recebeu 6,9 milhões de turistas estrangeiros, mais 7,6% face ao mesmo período do ano passado, revela o ‘Público’. Os EUA foram responsáveis por 22% dessa subida, com 779,7 mil visitantes e 585 mil dormidas em Maio.

Segundo as previsões, o crescimento do turismo norte-americano deverá desacelerar devido ao enfraquecimento do dólar, mas a tendência é de um aumento de 15% face a 2023, acima da média.

Os indicadores para o Verão são animadores: as reservas nos hotéis estão acima dos 80% e a expectativa é de que o número de dormidas ultrapasse os 77 milhões do ano passado. As receitas turísticas deverão superar os 25 mil milhões de euros.

O Governo está confiante de que o sector continuará a crescer a bom ritmo em 2024 e que os dados já conhecidos reforçam a expectativa de antecipar a meta que tinha sido estabelecida para 2027, que previa 27,4 mil milhões de euros em receitas turísticas.