Turismo com novo máximos em 2024? Reservas para o verão em alta, mas Páscoa está ‘morna’

Há um ano, os operadores turísticos em Portugal anteviam um retorno aos níveis pré-pandémicos, prevendo 2023 como um dos melhores anos para o turismo no País. O então secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, confirmou esta tendência numa sessão pública do Turismo de Portugal, referindo-se a 2023 como “o melhor ano da história do turismo em Portugal”.

Agora, em 2024, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), em declarações à agência Lusa, revelou que “as vendas e as reservas efetuadas [nos primeiros meses de 2024] são francamente superiores ao ano anterior”. No entanto, segundo revelam vários operadores e agências de viagens consultados pelo Público, ainda que as reservas para o verão estejam em alta, a situação para a Páscoa está mais ‘morna’.

Na Agência Abreu, o diretor geral de vendas e marketing, Pedro Quintela, indica que as vendas para a Páscoa atingiram “níveis de ocupação altos”. No entanto, compara com 2023 e afirma que “existe mais antecipação por parte da procura” para a temporada de Verão. Pedro Quintela destaca ainda que, apesar do aumento de preços, “as maiores subidas” ocorreram na hotelaria, enquanto “as componentes aérea e de operação turística” registaram aumentos mais modestos.

Por seu lado, Margarida Blattmann, diretora de marketing da Wamos, confirma a tendência ao jornal, afirmando que “a reserva de férias para o Verão tem sido enorme nestes três primeiros meses”. Em contrapartida, as reservas para a Páscoa “não apresentam grandes crescimentos face ao ano anterior”, indicando que “os portugueses estão a privilegiar o planeamento e reservas para o Verão em detrimento da Páscoa”.

No entanto, na Pinto Lopes Viagens, especializada em circuitos culturais em grupo, a Páscoa teve “uma procura intensa, praticamente aos níveis do Verão”, segundo o CEO, Rui Lopes.

Destinos e Tendências
O Japão destacou-se como um dos destinos mais procurados, superando as expectativas, enquanto em Portugal e Espanha, a Madeira, a EN2, Andaluzia, Olivença, Picos da Europa e País Basco são destinos em voga. A Itália continua na dianteira na Europa, sobretudo a região dos lagos e a Sicília .

Pedro Quintela, da Agência Abreu, destaca ainda a Ásia como uma região com maior procura, “facilitada pela maior oferta face ao ano anterior”.

Margarida Blattmann, da Wamos, sublinha que “a Páscoa é um período onde o turismo interno continua a reinar”, com os destinos preferidos dos portugueses a serem Cabo Verde e Caraíbas (Wamos).

Paris foi o destino mais reservado pelos portugueses na agência de viagens online eDreams e surge em segundo lugar no motor de busca Jetcost. Na plataforma Airbnb, Albufeira, Quarteira e Tavira são os destinos preferidos dos portugueses para a Páscoa de 2024.

AHP indica expetativas de taxas de ocupação perto de 70% na Páscoa
Um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal revela expectativas de taxas de ocupação a rondar os 70% para a Páscoa e para as férias escolares, com o Algarve, Lisboa e Madeira a destacarem-se. Menos de 40% dos hoteleiros esperam uma taxa de ocupação melhor do que em 2023, mas cerca de 60% consideram que o preço médio por quarto será superior.

O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, acredita que “as taxas de ocupação poderão chegar aos 90%”, enquanto no Alentejo e no Norte as previsões estão “em linha com o que aconteceu em 2023”.

Em relação aos mercados emissores, Portugal e Espanha destacam-se, com o Reino Unido a manter-se forte. Alemanha, Estados Unidos e França também são mercados importantes para o turismo em Portugal.

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