Trump revela negociações da Microsoft para comprar o TikTok

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou possíveis negociações da Microsoft para a compra do TikTok, popular aplicação de vídeos curtos de propriedade da ByteDance, sediada na China.

“Eu diria que sim. Há muito interesse no TikTok. Grande interesse no TikTok”, disse, de acordo com a ‘Reuters.

As negociações para a venda do TikTok ressurgem em meio no meio de tensões sobre o futuro da app nos EUA. A ByteDance foi recentemente obrigada por uma nova lei a vender a operação americana do TikTok ou enfrentar uma proibição a partir de 19 de janeiro.

Esta não é a primeira vez que a Microsoft aparece como potencial compradora. Em 2020, ainda durante o primeiro mandato de Trump, a empresa liderada por Satya Nadella esteve entre os interessados em adquirir o TikTok, mas as negociações acabaram por fracassar.

Atualmente, o TikTok conta com cerca de 170 milhões de utilizadores nos EUA. Em janeiro, a app ficou temporariamente indisponível devido às incertezas em torno da sua operação no país. Trump, que reassumiu o cargo a 20 de janeiro, assinou uma ordem executiva a adiar a aplicação da nova lei por 75 dias.

O Presidente também mencionou a possibilidade de Elon Musk, CEO da Tesla, comprar o TikTok, embora o empresário não tenha comentado publicamente sobre o tema. Além disso, a startup Perplexity AI fez recentemente uma proposta de fusão com o TikTok, que incluiria a entrega de até metade da nova empresa ao governo dos EUA, de acordo com informações obtidas pela ‘Reuters’.

Em 2021, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, referiu-se às negociações anteriores sobre o TikTok como “a coisa mais estranha em que já trabalhei”, alegando que as exigências do governo americano mudaram sem aviso.

As próximas semanas serão cruciais para definir o futuro do TikTok nos Estados Unidos, com Trump a indicar que tomará uma decisão em 30 dias.