Trump quer impedir americanos que podem estar infetados de regressarem ao país
A administração de Trump estará a considerar uma medida para impedir o regresso a casa de cidadãos e residentes permanentes dos Estados Unidos se houver suspeita de estarem infectados com o novo coronavírus.
Uma alta autoridade norte-americana disse à agência Reuters que o projecto de regulamento – que ainda não foi finalizado e que poderá mudar – daria ao governo autorização para “bloquear” indivíduos que se possa “razoavelmente” acreditar que tenham contraído covid-19 ou outras doenças.
O projecto de regulamento, que foi relatado pela primeira vez pelo ‘The New York Times’ na segunda-feira, seria emitido pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), que desempenha um papel de liderança na resposta à pandemia, disse a alta autoridade norte-americana à Reuters.
“Foi pedido às agências federais que apresentassem comentários sobre a proposta à Casa Branca até terça-feira, embora não esteja claro quando poderá ser aprovada ou anunciada”, informou o ‘Times’.
Não se espera que o grupo de intervenção pandémico de Trump actue sobre a proposta esta semana, embora essa linha temporal possa mudar, disse a mesma fonte do governo à Reuters.
Recorde-se que Donald Trump instituiu uma série de restrições à imigração desde o início da pandemia. Suspendeu alguma imigração legal e permitiu às autoridades fronteiriças dos Estados Unidos deportar rapidamente migrantes apanhados na fronteira sem processos legais convencionais.