Trump promete libertar presos pelo ataque ao Capitólio se for eleito presidente dos EUA

Donald Trump prometeu libertar os presos pelo assalto ao Capitólio, a 6 de janeiro de 2021, caso seja eleito para a Casa Branca. Numa publicação na rede social ‘Truth Social’, o antigo presidente americano escreveu que uma das “minhas primeiras medidas como o seu próximo presidente serão fechar a fronteira e libertar os reféns de 6 de janeiro que foram presos injustamente”.

Os agressores, que terão sido incitados pelo antigo presidente com falsas alegações de fraude eleitoral, invadiram a sede do Congresso dos Estados Unidos para interromper a sessão que confirmou a vitória de Joe Biben em 2020 – desde então, mais de 1.300 pessoas foram acusadas, com cerca de 500 a serem condenados a penas de prisão, segundo dados do Departamento de Justiça.

Joe Biden e Donald Trump são os mais previsíveis candidatos às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos, depois de terem dominado as primárias dos respetivos partidos na ‘Super Terça’: o confronto eleitoral vai reviver a campanha de 2020, num país polarizado após o surpreendente triunfo do milionário americano em 2016.

As duas candidaturas enfrentam, no entanto, dificuldades: a idade avançada dos dois protagonistas é frequentemente apontada como uma dificuldade, enquanto Trump enfrenta numerosos processos judiciais e criminais.