Trump pode voltar a concorrer em 2024 se perder estas eleições, diz antigo assessor presidencial

O antigo chefe de gabinete interino de Donald Trump considera que há uma grande hipótese de o Presidente concorrer novamente às eleições em 2024, se não for vitorioso este ano.

“Eu colocá-lo-ia, sem dúvida, na lista de pessoas suscetíveis de concorrer em 2024. Trump não gosta de perder”, disse Mick Mulvaney, enquanto falava numa sessão online organizada pelo Institute of International & European Affairs em Dublin, citado pela Euronews. “Após estas eleições, quem é o principal candidato republicano para 2024? Penso que agora as pessoas começam a perguntar-se se Trump poderá ser o tipo”.

O antigo assessor presidencial não vê a idade de Trump como razão para o republicano não se candidatar, salientando que em quatro anos ele seria “tecnicamente” mais novo do que o candidato democrata Joe Biden é agora. “As histórias sobre os seus níveis de energia e o facto de ele não dormir e a sua vivacidade são verdadeiras. Isso não é só ‘publicidade'”, acrescentou Mulvaney.

Legalmente, embora a constituição dos EUA proíba os presidentes de servirem mais de dois mandatos, não estipula que eles tenham de ser consecutivos.

Mulvaney não é o único dos antigos funcionários do Trump a sugerir que ele poderá concorrer em 2024 se a sua candidatura falhar este ano. Steve Bannon, também ex-conselheiro, fez sugestões semelhantes em outubro e o ex-gestor de campanha, Bryan Lanza, também disse ao programa Today na BBC Radio 4 que Trump estava numa “boa posição” para se candidatar à reeleição dentro de quatro anos.

Se Trump “perder uma eleição muito renhida”, poderá “ser um forte argumento para se candidatar novamente”, considerou Lanza. “E os republicanos afastar-se-iam para deixar que isso acontecesse”, acrescentou.

Ler Mais





Comentários
Loading...