Trump levanta sanções contra a Turquia: “O cessar-fogo permitiu salvar muitas vidas”
O presidente dos Estados Unidos garantiu esta quarta-feira que irá levantar as sanções impostas a 14 de Outubro contra Ancara em retaliação pela ofensiva militar contra os curdos, depois de a Turquia anunciar um cessar-fogo definitivo, avança a “Bloomberg”.
Em conferência de imprensa, Donald Trump afirmou que o cessar-fogo permitiu desbloquear a situação, mas também tornou possível «salvar a vida de muitos, muitos curdos», disse Trump. Caso a Turquia venha a violar o cessar-fogo, o presidente norte-americano deixa o recado: «As sanções serão levantadas a menos que aconteça algo que não nos agrade».
A Turquia iniciou, a 9 de Outubro, uma ofensiva contra a principal milícia curdo síria, as YPG, considerada terrorista para Ancara, mas apoiadas pelos ocidentais na luta contra os jihadistas do Estado Islâmico. Porém, concordou fazer uma trégua depois de um acordo com os Estados Unidos que implica a saída das YPG de uma zona de aproximadamente 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste da Síria.
Uma das razões apontadas pela Turquia, que acolhe 3,6 milhões de refugiados sírios, para a criação da «zona de segurança» é o regresso de cerca de dois milhões de refugiados ao seu país.