Trump está embalado para a vitória: debate desastroso de Biden atira nível de aprovação do Presidente para valores mínimos

Três quartos dos eleitores americanos consideram que o Partido Democrata tem maiores hipóteses de permanecer na Casa Branca se tiver outra pessoa que não Joe Biden, aponta esta quarta-feira uma sondagem da ‘CNN’ realizada pela ‘SSRS’: aliás, o desempenho do presidente americano no debate com Donald Trump foi de tal forma desastroso que o índice de aprovação do presidente atingiu um novo mínimo.

Num confronto entre os dois possíveis candidatos dos principais partidos, os eleitores preferem Donald Trump a Biden por uma diferença de seis pontos percentuais (49% – 43%), resultados idênticos aos resultados da sondagem nacional da ‘CNN’ sobre a corrida presidencial em abril último.

A sondagem revelou que a vice-presidente Kamala Harris também está atrás de Trump num hipotético confronto: 47% – 45%, um resultado dentro da margem de erro que sugere que não há um líder claro nesse cenário. A ligeira vantagem de Harris em relação a Trump deve-se, pelo menos em parte, a um maior apoio das mulheres e dos independentes.

Há mais democratas apontadas como possíveis substitutos de Joe Biden, embora todos atrás de Trump: o governador da Califórnia, Gavin Newsom (48% Trump e 43% Newsom), o secretário dos Transportes, Pete Buttigieg (47% Trump e 43% Buttigieg), e a governadora do Michigan, Gretchen Whitmer (47% Trump e 42% Whitmer).

O apoio de Joe Biden entre os eleitores democratas subiu para 91%, contra 85% em abril, enquanto 93% dos republicanos apoiam Trump (praticamente igual desde abril). Trump mantém uma vantagem de cerca de 10 pontos percentuais entre os independentes (44% a 34% na nova sondagem), enquanto a percentagem de independentes que não escolhem nenhum candidato ou dizem que não tencionam votar subiu de 15% para 21%.

A maioria dos democratas e dos eleitores registados com tendências democratas (56%) afirma que o partido tem mais hipóteses de chegar à presidência com outra pessoa que não Biden, enquanto 43% dizem que o partido tem mais hipóteses com ele. Por outro lado, os eleitores alinhados com os republicanos tornaram-se consideravelmente mais positivos quanto às suas hipóteses de vencer com Trump do que sem ele: 83% dizem agora que o Partido Republicano tem mais hipóteses de vencer com Trump, em comparação com 72% que pensavam assim em janeiro.

A taxa de aprovação de Biden na sondagem caiu para um novo mínimo entre todos os americanos (36%), com 45% a dizerem agora que desaprovam fortemente o seu desempenho, um novo máximo nas sondagens da ‘CNN’.

Ler Mais