Trump ameaça Irão. Estados Unidos podem vir a «ter de entrar em guerras»
As declarações do presidente norte-americano subiram de tom, com Donald Trump a admitir que os Estados Unidos podem vir a «ter de entrar em guerras», avança o “Politico”.
Donald Trump ameaçou atingir o Irão «como nunca foram atingidos antes» caso as provocações aos Estados Unidos continuem. «Estou a tentar sair de guerras, mas talvez tenhamos que entrar numa», disse Trump aos repórteres da Casa Branca, sublinhando que os Estados Unidos estão «mais bem preparados do que nunca».
Recorde-se que, no início da ofensiva turca contra uma milícia curda apoiada pelos países ocidentais, Trump, disse que as tropas dos Estados Unidos iam abandonar a zona em causa. Mais tarde, o chefe de Estado norte-americano veio assegurar que Washington não tinha «abandonado os curdos», que desempenharam um papel essencial na derrota militar dos extremistas do Estado Islâmico.
Nos últimos dias, o presidente dos Estados Unidos tem tentando chegar a acordo para um cessar-fogo temporário que o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, negociou na semana passada com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Apesar da retirada da Síria e de Donald Trump ter dito através da sua conta pessoal no Twitter que não quer os Estados Unidos envolvidos em «guerras sem fim», o secretário de Defesa americano, Mark Esper, anunciou na passada sexta-feira, dia 20, o envio de tropas para a Arábia Saudita em retaliação ao recente ataque a duas instalações petrolíferas, que Washington diz ter sido causado pelo Irão.