Trump aconselha Israel a acabar com guerra em Gaza “rapidamente” porque está perder o apoio público

O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aconselhou esta sexta-feira o Governo de Israel a pôr um fim “rapidamente” à ofensiva na Faixa de Gaza face à perda de apoio da opinião pública.

“O que digo muito claramente é: vamos acabar com isso e voltar à paz, e vamos parar de matar pessoas. Essa é uma afirmação muito simples. Vamos acabar logo com isto”, apontou o ex-presidente americano. “Tem de terminar o que começou. Temos de terminar isso. Temos de fazê-lo, eles têm de voltar à normalidade e à paz”, apelou Trump, numa entrevista ao programa de televisão ‘The Hugh Hewitt Show’.

Donald Trump reafirmou ainda o seu apoio a Israel face às “tentativas de manipular” as suas palavras, destacando que se trata de um “conselho” que dá às autoridades israelitas. Reconheceu ainda que as imagens publicadas pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) sobre os atentados contra edifícios na Faixa de Gaza são “atrozes e horríveis” e que fazem as pessoas pensar que “há muitas pessoas nesses edifícios”.

O ex-presidente explicou que não compreende as razões pelas quais publicam esses vídeos nas redes sociais, que são a razão pela qual estão a perder “em grande forma” o apoio da população”. “Precisa de acabar com isso e voltar ao normal. E não tenho a certeza se gosto da maneira como estão a fazer isso, porque precisa de vencer. Precisa de vencer, e isso está a demorar muito”, referiu.

“Todas as noites postam fotos de um prémio a desabar, não deviam postar coisas assim. É por isso que estão a perder a guerra das relações públicas. Israel está a perder absolutamente a guerra da opinião pública”, acrescentou.