Tropas alemãs posicionadas na Europa Oriental pela primeira vez desde a II Guerra Mundial

As tropas alemãs chegaram na passada segunda-feira à Lituânia naquele que se constituiu como o primeiro destacamento no estrangeiro de longo prazo desde a II Guerra Mundial – cerca de duas dúzias de soldados chegaram para lançar as bases para a chegada de mais 150 ainda este ano – é expectável que a implantação atinja uma força total de até 5 mil militares até ao final de 2027.

“Esta é a primeira vez que estacionamos permanentemente uma unidade deste tipo fora da Alemanha”, disse o ministro da Defesa, Boris Pistorius, em Berlim, numa cerimónia de despedida do comando preliminar da brigada lituana alemã, segundo a agência de notícias ‘DPA’, considerando-o “um dia importante para o exército alemão”.

Na capital lituana, Vilnius, o ministro da Defesa, Laurynas Kasciunas, salientou que a medida foi “um grande exemplo” para todos os países do flanco oriental da NATO, na fronteira com a Rússia e o seu aliado, a Bielorrússia. “Criaremos uma arquitetura de defesa e dissuasão tal que nenhum adversário do Leste sequer pensará em testar o Artigo 5 da NATO”, garantiu.

Recorde-se que o artigo 5º sobre defesa coletiva estabelece que um ataque armado contra um ou mais dos membros será considerado um ataque contra todos. Após a invasão da Ucrânia por Moscovo, a Lituânia declarou estado de emergência alegando que também poderia ser atacada.