Tríade de conselhos de Elon Musk para um modelo de negócio eficiente e lucrativo
Elon Musk criou as suas empresas com base nas próprias paixões, começando pelo PayPal, seguido da Tesla e da afamada SpaceX, um dos grandes atores da corrida ao espaço.
Nos últimos anos, o empreendedor foi dando a conhecer a sua visão sobre como é que um bom gestor deve atuar para manter o seu modelo de negócios eficiente e lucrativo, não obstante quão controverso seja.
O ‘elEconomista’ listou três dos conselhos de Musk. Ora veja:
Concentre-se no produto e melhore-o continuamente
“Os CEOs das empresas americanas estão focados o suficiente na melhoria dos produtos? Acho que a resposta é não”, defendeu Musk numa reunião organizada pelo ‘Wall Street Journal’ no ano passado.
Na opinião do empresário, os gestores devem gastar menos tempo concentrados em questões como finanças e mais tempo “apenas a tentar tornar o seu produto o mais incrível possível”.
Nesse sentido, Musk convidou os executivos a recuar e a dizer: “O nosso produto é tão incrível quanto poderia ser? Provavelmente não. O que pode ser feito para torná-lo excelente?”.
Deixe de lado as apresentações e tarefas que não combinam diretamente
“Eu, honestamente, recomendaria que qualquer pessoa que me ouve… gaste menos tempo em reuniões, menos tempo em apresentações de PowerPoint, menos tempo em folhas de cálculo e mais tempo na fábrica ou com os clientes”, opinou.
No entender de Musk, o objetivo final é ser um “perfeccionista absoluto do produto que se fabrica ou do serviço que é prestado, e procurar comentários negativos de todos os cantos… dos clientes… de pessoas que não são clientes”.
Ainda que um líder não seja especializado em inovação de produto, a habilidade pode ser “aprendida”: “Não é algo misterioso ou complicado”, comentou.
Para Musk, deve haver menos MBAs a administrar empresas
O fundador da Tesla resume a sua filosofia de gestão de uma empresa de sucesso ao dar espaço também à paixão “por criar algo novo” e por se afastar do Excel e das declarações de rendimentos.
Na mesma conferência decorrida em 2020, Musk afirmou que existem “muitos MBAs a liderar empresas”.