Três semanas de chuva à vista: IPMA prevê aguaceiros e trovoadas sobretudo durante a tarde até meados de junho

Prepare-se: as próximas três semanas em Portugal continental vão ser chuvosas. Isso mesmo confirmou, à ‘Executive Digest’, o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

“Haverá uma anomalia de precipitação até metade de junho. O que não é muito anormal, os valores estão pouco superiores à média para esta altura do ano”, relatou o meteorologista Alessandro Marraccinini.

Mas a que se deve? “É uma situação sinótica da passagem frequente de depressões nos níveis altos e médios, que são caracterizados por favorecer instabilidade, sobretudo durante a tarde. A instabilidade pode-se desenvolver em aguaceiros com trovoada, por vezes durante a noite. Aliás, esta noite [quinta-feira], estamos a avaliar a emissão de um aviso devido a chuvas fortes, que vai estender-se durante a tarde de sexta-feira e ao longo do fim de semana”, apontou o especialista.

A chegada da chuva a Portugal continental pode ajudar a situação de seca, que atualmente situa-se em cerca de 40% do território continental? “Infelizmente, não vai ajudar muito. Isto porque tem um caráter pontual e intermitente de aguaceiros, que podem ser localmente fortes em alguns momentos. Mas a água recolhida poderá não ser suficiente para corrigir este período de seca. O contributo será marginal mas há esperança que possa ajudar”, sublinhou Alessandro Marraccinini.

Para o IPMA, “na precipitação total semanal, preveem-se valores acima do normal praticamente para todo o território, com exceção de alguns locais do litoral a norte do rio Douro”, nesta semana, “para todo o território nas semanas de 29/5 a 4/6 e de 5/6 a 11/6 e apenas para a região Sul na semana de 12/6 a 18/6”.

Na vizinha Espanha, o tempo instável vai dominar pelo menos até meados de junho – segundo as previsões da Agência Meteorológica do Estado (Aemet), nas próximas três semanas haverá mais chuvas do que o habitual para esta temporada.

Ler Mais