Três novos casos de sarampo em Portugal: Madeira confirma primeiro doente
A Madeira registou, esta sexta-feira, o seu primeiro caso de sarampo, confirmado laboratorialmente no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que veio somar-se aos dois novos casos confirmados na região de Lisboa e Vale do Tejo.
A Autoridade de Saúde Regional indicou, em comunicado, que o primeiro caso na região diz respeito a uma mulher de nacionalidade ucraniana, não vacinada contra o sarampo.
“A cidadã estrangeira tem estado em circulação, com história de viagem recente à Região Autónoma dos Açores. Está a ser acompanhada pela Autoridade de Saúde Regional, tendo sido tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção. Assinala-se que a doente está estável e fora do risco de contágio. Neste momento, não estão identificados outros casos suspeitos de sarampo na RAM”, referiu a Autoridade de Saúde Regional.
Em Lisboa e Vale do Tejo, os dois novos casos são de dois homens, com idades entre os 15 e 34 anos – segundo a DGS, está a ser realizada uma investigação epidemiológica, não esclarecendo se são casos importados.
Desde 11 de janeiro último, foram confirmados seis casos na região Norte, cinco em Lisboa e Vale do Tejo e agora um primeiro caso na Madeira. O país mantém uma cobertura elevada de vacinação, acima dos 95%, o que confere imunidade de grupo.
OMS pede resposta urgente contra sarampo para proteger milhões de crianças na Europa