Três novos casos de sarampo em Portugal: Madeira confirma primeiro doente

A Madeira registou, esta sexta-feira, o seu primeiro caso de sarampo, confirmado laboratorialmente no Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que veio somar-se aos dois novos casos confirmados na região de Lisboa e Vale do Tejo.

A Autoridade de Saúde Regional indicou, em comunicado, que o primeiro caso na região diz respeito a uma mulher de nacionalidade ucraniana, não vacinada contra o sarampo.

“A cidadã estrangeira tem estado em circulação, com história de viagem recente à Região Autónoma dos Açores. Está a ser acompanhada pela Autoridade de Saúde Regional, tendo sido tomadas todas as medidas indicadas para o controlo da infeção. Assinala-se que a doente está estável e fora do risco de contágio. Neste momento, não estão identificados outros casos suspeitos de sarampo na RAM”, referiu a Autoridade de Saúde Regional.

Em Lisboa e Vale do Tejo, os dois novos casos são de dois homens, com idades entre os 15 e 34 anos – segundo a DGS, está a ser realizada uma investigação epidemiológica, não esclarecendo se são casos importados.

Desde 11 de janeiro último, foram confirmados seis casos na região Norte, cinco em Lisboa e Vale do Tejo e agora um primeiro caso na Madeira. O país mantém uma cobertura elevada de vacinação, acima dos 95%, o que confere imunidade de grupo.

Há mais 12 casos de sarampo em investigação. Autoridades dizem que “é razão para todos os profissionais de saúde estarem alerta para sintomas”

OMS pede resposta urgente contra sarampo para proteger milhões de crianças na Europa

Ler Mais





Comentários
Loading...