Tradição de décadas do mercado de Natal alemão ‘morre’ por lei da União Europeia
Uma tradição de décadas dos mercados de Natal na Alemanha terá sido extinta por uma lei da União Europeia: de acordo com a publicação germânica ‘Kieler Nachrichten’, o famoso mercado na cidade rural de Bordesholm exibia, há mais de meio século, bolos caseiros feitos pelos moradores locais – era mesmo um dos principais itens do mercado, que atraía cerca de 8 mil turistas todos os anos.
No entanto, esta prática vai ser eliminada este ano devido a receios que vá contra um decreto de Bruxelas, o Regulamento da UE 852/2004.
De acordo com a legislação, as pessoas que fazem os bolos nas suas cozinhas domésticas são, na verdade, consideradas “empresas alimentícias”, pelo que é exigido que cumpram normas de rotulagem de alimentos, saúde e segurança, bem como padrões de certificação. Dessa forma, continuar a praticar a tradição colocaria os padeiros envolvidos em risco de multas ou outras formas de penalidades legais.
Um secretário de Estado alemão, encarregado de investigar o assunto, confirmou que os envolvidos na preparação dos bolos corriam o risco de violar as regras da UE. “A lei é a lei”, apontou, enquanto outro funcionário disse que não havia espaço para eles concederem aos padeiros qualquer tipo de isenção legal.
“Para nós, isso é um chapada na cara”, afirmou o principal organizador do mercado. “Os bolos são uma parte tradicional do evento.” Em 2023, foram arrecadados 10.500 euros com as vendas dos bolos para vários clubes e associações da comunidade local.