Trabalhadores da TAP vão poder integrar conselho de administração da companhia

Os trabalhadores da TAP vão poder eleger um representante para o conselho de administração da empresa, o que é inédito na vida da companhia e em Portugal nas grandes empresas.

A proposta foi apresentada pelo próprio ministério das Infraestruturas, durante uma reunião, esta quinta-feira de manhã, com os sindicatos da TAP e a Comissão de Trabalhadores.

A notícia foi recebida com alguma surpresa pelos representantes dos trabalhadores, que preferem não adiantar para já uma posição oficial sobre esta iniciativa do Governo.

Contactada pela Executive Digest, Cristina Carrilho, coordenadora da Comissão de Trabalhadores da TAP, confirmou a proposta inédita por parte do Executivo, nunca antes vista pela empresa, mas remete uma posição oficial para mais tarde, depois de uma deliberação conjunta.

Os candidatos, segundo informou a comissão, escolhidos entre as organizações representativas ou algum trabalhador individual que reúna 165 assinaturas de apoio, podem ser apresentados até ao dia 28 de maio. As eleições decorrem a 3 de junho.

Eleito para o conselho não executivo do Grupo TAP, todos os trabalhadores das empresas identificadas poderão votar na eleição. A contagem dos votos eletrónicos será validada por um representante do ministério da tutela e pelo secretário da sociedade TAP SGPS.

A Assembleia Geral de Acionistas da companhia, na qual o candidato será oficialmente integrado, ainda não tem data marcada, mas está prevista para o final do próximo mês de junho.

A TAP não comenta, para já, qualquer posição sobre o assunto, remetendo para um comunicado interno, que será enviado em breve aos trabalhadores.

Ler Mais





Comentários
Loading...