Toys “R” Us está de volta nos EUA
Apenas um ano depois de abrir falência nos Estados Unidos da América (EUA), desocupar mais de 800 lojas e demitir 33 mil pessoas, a Toys “R” Us está a preparar o seu regresso.
A empresa de brinquedos abrirá seis lojas nos EUA nesta temporada, além de lançar uma loja online, informou a Bloomberg na sexta-feira, citando fontes familiarizadas com os planos.
No entanto, as novas lojas não terão as dimensões anteriores. Em vez disso, são espaços muito menores, economizando parte para áreas de lazer, a fim de melhorar a experiência de compra. As lojas também podem implementar um modelo de inventário em consignação, segundo o qual os fabricantes de brinquedos só serão pagos pelos produtos que são de facto vendidos, avança a Fast Company.
No início deste ano, foi relatado que ex-executivos da Toys “R” Us criaram uma empresa chamada Tru Kids Brands com o objectivo de trazer de volta a empresa de brinquedos de alguma forma. Um porta-voz da Tru Kids Brands disse à Fast Company: «Não estamos em posição de partilhar publicamente detalhes sobre a nossa estratégia nos EUA.»
Quando a Toys “R” Us saiu do mercado em 2018, depois de 70 anos, os fãs da marca intitularam-na de “a morte da infância como eles a conheciam”, com alguns apontando o dedo para a Amazon. Mas a Toys “R” Us tinha problemas financeiros que se estendiam há anos, avança a Fast Company. A empresa foi sobrecarregada com dívidas por uma aquisição de uma private equity em 2005 e nunca se recuperou. Além disso, um estudou no ano passado, descobriu que as pessoas que gostam da marca geralmente preferem ir a lojas físicas como Walmart e Target, em vez de comprar na Amazon.
Recorde-se que em Portugal, em Agosto do ano passado, a sociedade portuguesa Green Swan, liderada por Paulo Andrez, comprou a empresa em conjunto com a Management Team, criando a Toys’R’Us Iberia. Mantendo assim as portas das suas lojas em Portugal e Espanha abertas, tendo inclusivamente já reforçado a sua presença em Portugal.