‘Toca a reunir’ nos EUA. Estados têm de se preparar até 1 de novembro para vacina contra a Covid-19

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos EUA pediu aos estados que se preparassem para disponibilizar uma vacina contra a covid-19 até 1 de Novembro, solicitando-lhes que removessem quaisquer obstáculos que possam impedir a abertura dos locais de distribuição.

No início de Agosto, o CDC já tinha dito aos estados para assumirem que “doses limitadas” de uma vacina poderiam estar disponíveis no Outono. Agora, na sua nova carta, a que a ‘Bloomberg’ teve acesso, indica que o CDC e o departamento de Saúde e Serviços Humanos “estão a fazer preparativos rápidos para a distribuição em grande escala de vacinas covid-19 no Outono de 2020”.

Questionado sobre a carta do CDC, o porta-voz do departamento de Saúde Pública e Serviços Humanos, Michael Caputo, disse que era “cada vez mais provável” que muitas doses de vacinas estivessem disponíveis até Janeiro.

Os Estados Unidos têm-se preparado vigorosamente para uma vacina, e a data de 1 de Novembro “está em linha com os preparativos anteriores”, disse Michael Fraser, director executivo da Associação de Autoridades Sanitárias Estatais e Territoriais, citado pelo ‘El Economista‘.

Segundo Fraser, será provavelmente necessária uma autorização de utilização de emergência da Food and Drug Administration (FDA), autoridade do medicamento norte-americana, para distribuir uma vacina o mais rapidamente possível.

Assim, está a ser pedido aos centros de saúde para removerem quaisquer obstáculos à distribuição da futura vacina contra a covid-19.

A aprovação de uma vacina poderá ser um factor-chave para as eleições americanas, a 3 de Novembro, concretamente, para Donald Trump.

Ler Mais