“Tinha pelos púbicos e uma altura e peso fora do normal”. Menino de dois anos entra na puberdade após exposição a gel de testosterona

Uma criança de apenas dois anos entrou prematuramente na puberdade, depois de ter tido contacto com um gel que continha testosterona, tal como relata hoje o jornal ‘ABC’.

Segundo a publicação, o rapaz era chamado de “viking” e “homenzinho” por causa do seu tamanho. Mas até os pelos púbicos aparecerem, a sua mãe não estava preocupada.

“Eu sabia que não era normal”, disse a mãe de 43 anos, observando que o seu filho mais novo parecia desde cedo uma criança mais velha. “Ele tinha ereções maciças e sustentadas e a sua altura e peso eram fora do normal”.

Erica explica que o filho “pesava 25 quilos com um ano e ganhava quase um quilo todos os meses entre os 12 e 18 meses. Não era gordura, apenas músculo”, razão que a levou a recorrer a um endocrinologista no Everlina London Children’s Hospital, no Reino Unido.

Testes realizados à criança mostraram que o menino tinha um nível anormalmente alto de testosterona, tão alto como um homem adulto, quando deveria ser insignificante para uma criança da sua idade.

Esses resultados intrigaram o médico, pois possíveis causas, como um tumor ou um distúrbio congénito, foram logo descartadas. Ninguém sabia o que se estava a passar com o menino.

Depois de muito pensar, um dos especialistas sugeriu que a criança poderia ter sido exposta a um tratamento prolongado com testosterona, enviando, por isso, um questionário a Erica para saber se essa era uma possibilidade válida.

“O meu marido estava a usar um gel de testosterona já há vários anos “, disse a mãe do menino, explicando que o marido e pai da criança, Peter, nasceu com uma condição testicular complexa, usando o produto para ajudar a corrigir a sua deficiência de testosterona.

Em casos como o desta criança, após ter tido contacto com o pai, a testosterona “entra na corrente sanguínea” mesmo quando o paciente está vestido . “Estudos mostraram que mesmo se cobrirmos o local com roupas, 40 a 48% das hormonas pode ser transferidas”, disse Benjamin Udoka Nwosu, diretor do serviço de endocrinologia pediátrica do Cohen Children’s Medical Center, em Nova Iorque.

Quando a exposição “acontece por um longo período de tempo”, a quantidade de testosterona pode ser prejudicial. Altos níveis são particularmente perigosos para os meninos, disse Nwosu, explicando que estes podem entrar na puberdade anos antes do normal. Os sintomas incluem acne, pelos púbicos e nas axilas e órgãos reprodutores superdimensionados.

Hustle explicou que os níveis de testosterona do menino voltarão ao normal agora que o seu pai mudou para injeções de testosterona, deixando de usar o gel. “O menino vai parar de crescer tão rápido”, afirmou, acrescentando que o problema foi detetado relativamente cedo e “espero que não tenha causado nenhum dano a longo prazo”.

Ler Mais