Tinder vai adicionar botão de pânico
A aplicação Tinder vai integrar novas funcionalidades, nas quais se inclui assistência de emergência (botão de pânico), rastreamento de localização e verificação de fotos. O objectivo é aumentar a protecção e evitar o fenómeno de catfishing (utilizadores que criam perfis online falsos para enganar outros utilizadores).
As novas funcionalidades vão estar disponíveis já a partir de 28 de Janeiro nos EUA, mas para o resto do mundo não há ainda data prevista para o seu lançamento. A Match Group, que também detém as aplicações PlentyofFish, OkCupid e a Hinge, pretende incluir estas novidades nas restantes plataformas do grupo.
Esta notícia surge depois de a Match Group ter anunciado que investiu na empresa Noonlight, fornecedora de serviços online de emergência e de segurança pessoal. A tecnologia da Noonlight vai permitir aos utilizadores Tinder alertar os serviços de emergência e transmitir dados sobre a sua localização exacta.
Por sua vez, a verificação de fotografias ajuda os utilizadores a evitar serem alvo de catfishing, através da tecnologia de Inteligência Artificial e de intervenção humana que irá verificar as fotos de perfil carregadas para a aplicação.
Mandy Ginsberg, directora executiva do Match Group, explica que “encontrámos na Noonlight tecnologia de ponta que pode fornecer serviços de emergência em tempo real, o que não existe em mais nenhuma aplicação de encontros. Uma experiência segura e positiva é crucial para o nosso negócio”.
As aplicações de encontros têm sido alvo de críticas na comunidade online que as acusa de não proteger suficientemente os seus utilizadores. Em 2018, as autoridades britânicas avançaram que os crimes sexuais que envolviam sites e aplicações de encontros aumentaram o dobro, em comparação aos quatro anos anteriores.
Recentemente, também as plataformas Uber e Airbnb anunciaram medidas de protecção para garantir a segurança dos seus utilizadores.