‘The Guardian’ vai deixar de publicar no ‘X’: jornal britânico desiste devido a “ambiente tóxico e perturbador” na rede social de Elon Musk
O jornal britânico ‘The Guardian’ anunciou esta quarta-feira que vai deixar de publicar conteúdos na rede social ‘X’. Num comunicado aos leitores, a publicação adiantou que considerava que os benefícios de estar na plataforma ex-Twitter agora eram superados pelos aspetos negativos, apontando o “conteúdo frequentemente perturbador” que pode ser facilmente encontrado.
“Queríamos informar os leitores que não publicaremos mais em nenhuma conta editorial oficial do ‘Guardian’ no site social X”, anunciou o ‘Guardian’, que tem mais de 80 contas na rede social com aproximadamente 27 milhões de seguidores.
Segundo a publicação britânica, o conteúdo na plataforma sobre o qual tinha preocupações de longa data incluía teorias da conspiração de extrema-direita e racismo, salientando que a cobertura no ‘X’ sobre a eleição presidencial dos EUA cristalizou a sua decisão. “Isto é algo que estamos a considerar há algum tempo, dado o conteúdo frequentemente perturbador promovido ou encontrado na plataforma.”
“A campanha eleitoral presidencial dos EUA serviu apenas para sublinhar o que consideramos há muito tempo: que o ‘X’ é uma plataforma de media tóxica e que o seu proprietário, Elon Musk, conseguiu usar a sua influência para moldar o discurso político.”
Embora as contas oficiais do ‘The Guardian’ estejam a ser retiradas do ‘X’, não haverá restrições para os jornalistas usarem o site além das diretrizes de mwdia social existentes na organização. “Os media sociais podem ser uma ferramenta importante para organizações de notícias e ajudar-nos a atingir novos públicos, mas, neste ponto, o ‘X’ agora desempenha um papel diminuído na promoção do nosso trabalho.”
No ano passado, a National Public Radio (NPR), a organização de media sem fins lucrativos dos EUA, parou de postar no ‘X’ depois de a plataforma a ter rotulado como “media afiliada ao Estado”. Também a PBS, uma emissora de TV pública dos EUA, também suspendeu os posts pelo mesmo motivo.