Eurostar quer ligar Londres a Lisboa com comboios de alta velocidade
Apesar do Brexit, o operador ferroviário Eurostar tem planos ambiciosos para rivalizar com as companhias aéreas low-cost. O objectivo é ligar o Reino Unido a vários destinos europeus, onde se incluem Portugal, segundo o “The Indepedendent”.
O anúncio foi feito pelo secretário de Estado dos Transportes britânico, Grant Shapps, no dia em que se assinalou o primeiro serviço directo Londres-Amesterdão. «Estamos totalmente empenhados em expandir as rotas ferroviárias internacionais e o Eurostar também está», afirmou Shapps.
A ligação mais longa da Eurostar é entre Londres e o Sul de França, numa extensão a rondar os 1.300 quilómetros (kms). Mas agora o objectivo é ir mais além e ligar Londres a Roma (a cerca de 1.900 kms de distância) ou Lisboa (cerca de 2.200 kms). Entre os destinos identificados estão Bordéus, Espanha, Portugal, Génova e outros destinos na Suíça, Itália, Áustria e Frankfurt.
Segundo os cálculos do jornal inglês Daily Mail, Lisboa ficaria a menos de 10 horas de viagem a partir de Londres:
O objectivo da operadora está também relacionado com o processo de fusão com a operadora franco-belga Thalys, num acordo que deverá ficar fechado em 2021. Este negócio permitirá que a Eurostar possa disponibilizar uma rede mais extensa, maior conectividade e frequência de serviço, e uma frota que opera com energias renováveis.
Apesar destas grandes ambições, o foco agora é a nova ligação. «Estamos sempre disponíveis para explorar novos destinos, mas neste momento o objetivo é fazer do nosso novo serviço entre Londres e Amesterdão um sucesso», disse um porta-voz ao “The Independent”. Os serviços directos a partir de Roterdão começam a 18 de Maio.
Actualmente, a Eurostar já opera serviços directos para Paris, Marselha, Bruxelas, Roterdão e Amesterdão, com uma frota de 27 comboios que circulam a 290 km por hora Tem sede em Londres e é detida a 55% pela francesa SNCF.