Tetra Pak vai sair totalmente da Rússia. Negócio da região transferido para gestão local
A Tetra Pak anunciou esta terça-feira que vai abandonar as restantes operações na Rússia. “Isto deve-se ao impacto cumulativo das restrições às exportações para a Rússia, levando a uma cadeia de abastecimento insustentável, pelo que a empresa não tem outra opção que não seja sair do país”, explica em comunicado.
Anteriormente, a empresa já tinha manifestado a intenção de suspender todos os novos investimentos e projetos no país liderado por Vladimir Putin, o que a levou a restringir as operações de apoio a clientes apenas para produtos alimentares essenciais, para não deixar de cumprir o compromisso do princípio do direito das pessoas ao acesso a alimentos seguros.
“A Tetra Pak chegou agora a acordo para alienar o seu negócio russo à gestão local, com a intenção de permitir a continuidade do negócio para os seus clientes, minimizando o impacto nos empregados, e continuando a apoiar o acesso dos consumidores a alimentos essenciais.”
Quando esta transferência de propriedade acontecer, a nova empresa passará a ser uma entidade independente, terá um novo nome e deixará de estar afiliada à Tetra Pak.
A decisão marca o fim da empresa na Rússia após 62 anos de operações e a Tetra Pak conclui o comunicado a dizer que “gostaria de agradecer aos seus clientes e parceiros pelo valioso apoio, assim como aos seus colaboradores pela dedicação e serviço ao longo destes anos”.