Tesla ultrapassada em vendas de elétricos pela primeira vez. Chinesa Byd rouba pódio à construtora de Elon Musk

A construtora de veículos elétricos chinesa Byd ultrapassou a Tesla para se tornar a maior empresa de carros elétricos do mundo no último trimestre de 2023.

A Byd vendeu um número recorde de carros elétricos, tendo ultrapassado a construtora do multimilionários Elon Musk pela primeira vez no último trimestre de 2023, com 525,409 veículos elétricos vendidos  contra os 484,507 entregues pela Tesla.

Ao longo do ano, a Tesla ainda ultrapassou a BYD, vendendo 1,8 milhão de carros elétricos. A BYD vendeu 1,57 milhão de veículos elétricos, um aumento de 73% em relação a 2022, bem como 1,44 milhão de híbridos.

A diferença em vindo a reduzir, pois em 2022 a Tesla ganhava por 400 mil veículos mas, em 2023, a diferença foi reduzida para 230 mil, revela a ‘CNN’.

O rápido crescimento da BYD, que é apoiada por Warren Buffett, é um símbolo da crescente indústria de veículos elétricos na China.

Isto deve-se também ao apoio do Governo liderado por Xi Jinping que tem apostado na transição para veículos elétricos, e que tinha como objetivo que até 2025, que pelo menos 20% dos novos carros vendidos no país fossem elétricos ou híbridos, meta que foi atingida três anos antes, em 2022.

O papel de liderança da China na indústria global também se deve à sua escala de mercado, à mão-de-obra barata e ao domínio da cadeia de abastecimento, segundo analistas. “A China está agora a liderar a produção e a aumentar as suas vantagens comparativas, apostando no seu enorme mercado interno e na vantagem de ser o pioneiro”, escreveram analistas do Natixis Asia, um banco de investimento francês, num relatório no final de Novembro, revela a mesma fonte.

Ler Mais